top of page
Site 1-4.png

Especialidades

A Psicoterapia Comportamental para Adultos

(atendimentos para pessoas com 18 anos +)


A Psicoterapia Comportamental é uma abordagem terapêutica centrada na modificação do comportamentos. Minha linha de atuação é com adultos, mas ela pode se desenrolar com crianças e idosos também. Com o avanço da psicoterapia, o autoconhecimento do cliente se amplia e ocorre um alinhamento com seus valores. Nesse momento, é possível identificar padrões comportamentais disfuncionais e substituí-los por ações mais saudáveis e adaptativas.

Atuo com base nas Terapias Comportamentais Contextuais, especificamente, ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) e FAP (Terapia Analítica Funcional), em que são utilizados elementos cognitivos, porém, situam-se no escopo da abordagem comportamental, visando compreender fenômenos e atribuir novos sentidos às experiências.

 

A terapia comportamental utiliza técnicas como a modelagem de comportamento, reforço positivo, análises funcionais, alinhamento de valores, desfusão cognitiva, contato com o momento presente, ação comprometida e o eu como contexto, dentre outras, objetivando promover mudanças significativas na vida do cliente e a flexibilidade psicológica diante dos desafios. Dessa forma, facilita-se o alcance do bem-estar emocional, a resolução de problemas e a melhoria dos relacionamentos. Consequentemente, o cliente passa a conviver melhor consigo mesmo e seu ambiente, reduzindo o estresse e ampliando a sensação de felicidade e completude.


- Identificação e Acompanhamento Psicoterapêutico

de Adultos Superdotados

A partir do meu ingresso no Doutorado, na Unesp de Bauru (SP), fui identificado como superdotado, o que me trouxe uma compreensão expandida sobre esse conceito e suas implicações na vida. Mergulhei nestas questões e agora ajudo outras pessoas em seus processos de identificação e acompanhamento psicoterapêutico visando apoiar o pleno desenvolvimento das habilidades ou talentos excepcionais, com empatia, respeito e compreensão de seus déficits, que também nos acompanham. Afinal, nem tudo é um "mar de rosas"...

A identificação envolve avaliações para detectar altas capacidades em áreas como raciocínio, criatividade ou habilidades específicas. O acompanhamento psicoterapêutico é sempre recomendado para ampliar o repertório de comportamentos diante dos déficits comportamentais dos superdotados, que lidam com desafios únicos de sua condição. Em muitos casos, o isolamento, perfeccionismo exacerbado ou a ansiedade estão presentes. O manejo de habilidades sociais também enriquece o repertório dessas pessoas e promove bem-estar, ajudando-os a compreender mecanismos de abuso de poder alheios diante de sua grande empatia com o sofrimento do outro.

Por meio de abordagens terapêuticas personalizadas, o psicólogo auxilia esses adultos a equilibrar seu desenvolvimento emocional e social com seu potencial intelectual.


Intervenção e elaboração de treinamentos em

Habilidades Sociais (on-line)

Popularmente conhecido como THS (Treinamento de Habilidades Sociais) é um processo de construção de repertório comportamental (que inicialmente é ) deficitário no cliente e que leva ao sofrimento psíquico pela sua falta de habilidade de interagir de forma eficaz em situações sociais.

 

Por meio de sessões on-line personalizadas, o psicólogo trabalha com o indivíduo para desenvolver competências como comunicação assertiva, empatia, resolução de conflitos e trabalho em equipe, dentre outros.

 

Usando técnicas práticas e exercícios específicos, o treinamento busca fortalecer a confiança e a adaptabilidade social, permitindo uma melhor integração pessoal e profissional, além de melhorar a competência social, fundamental para fortalecer as relações gerando bem-estar e qualidade de vida.

© José Angelo Fiorot Junior - Psicólogo Clínico - Analista do Comportamento - Mestre em Educação - Doutor em Psicologia - Unesp (Bauru)

bottom of page